WELL TEST - Tipos e Fases
Introdução
Um well test será conduzido quando houver uma mudança repentina ou distúrbio no fluxo do reservatório. Em seguida ocorrerá variações de pressão e vazão em relação ao tempo do evento. A temperatura do fluido também poderá sofrer variação ao longo do tempo.
Mas qual seria o objetivo do well testing?
O well test tem como objetivo obter informações detalhadas sobre os parâmetros do reservatório. Há uma frase popular do pessoal do well testing: “ Nós vendemos dados”, “Nós trabalhamos produzindo dados”. Tudo o que é realizado para a execução do well testing (preparação dos equipamentos, treinamento, logística, execução do trabalho e outros) é algo temporário. Pois, o trabalho chegará a um final e o que teremos como resultado e que permanecerá com o cliente sera somente os dados do trabalho.
Dados do comportamento do poço em fluxo e fechado. Dados do well testing de superfície e fundo. Parâmetros do reservatório. Todas as informações serão registradas para análises e interpretação do poço.
Exemplo:
- Pressão
- Temperatura
- Vazão
- API do óleo
- Densidade dos fluidos
- Identificação dos fluidos
- Porosidade
- Permeabilidade
- Salinidade
- Fator skin
- Índice de produtividade
- Geometria do reservatório
- RGO
- Viscosidade
- Outros
Regime de Fluxo
Quanto ao regime de fluxo no well testing depende de vários fatores como por exemplo o GOR, a pressão e a temperatura. Um regime de fluxo vem a ser uma descrição da estrutura do fluxo ou distribuição de fase de um fluido em relação a outra. E estão associados a diferentes condições. Geralmente são identificados três estado do regime de fluxos: steady, pseudosteady ou transiente.
A disciplina mecânica dos fluidos da engenharia é a qual trata sobre assuntos relacionados as propriedades do fluido, sua classificação e leis de conservação. Sabemos que o universo do conhecimento na engenharia é vasto, portanto, vamos manter o foco em well testing.
Na sua classificação, podemos ver o fluido de well testing.
- Compressível
- Incompressível
- Newtoniano, não Newtoniano
- Invisível
- Viscoso
- Fluxo Stokes
- Fluxo constante
- Fluxo instável
- Fluxo laminar
- Fluxo turbulento
A determinação do regime de fluxo é importante para definir a região do fluido e a velocidade do líquido vs a velocidade do gás. Neste post estamos tratando de uma introdução sobre fluxo de fluidos bifásicos e seu comportamento numa coluna vertical. Pois, sabemos que as características do reservatório e fluido, associado com o seu comportamento* variam de poço para poço, assim como o dew point e o bubble point, formando o diagrama de fase do fluido.
*o comportamento do fluido altera quando em fluxo e possui variações em relação a volume, pressão e temperatura.
Bubble Flow | É o regime do fluxo de um fluido de reservatório dentro de uma coluna de teste onde a velocidade do gás e líquido são baixas, o fluxo de líquido é continuo e a fase de gás se move como bolhas. Se a vazão líquida aumenta, as bolhas podem aumentar de tamanho por meio de coalescência. Regime de fluxo conhecido com bubble flow |
Slug Flow | É o regime do fluxo de um fluido de reservatório dentro de uma coluna de teste onde a velocidade do gás aumenta e a velocidade do líquido permanece a mesma ou sofre uma pequena variação. As bolhas de gás são maiores (Taylor bubbles) e ocupam a maior parte da seção transversal da coluna de teste. Regime de fluxo conhecido com slug flow |
Transition Flow (Churn) | Ocorre quando há uma mudança de fase do fluxo líquida contínua para a fase de fluxo gasosa contínua. Lembrando que o fluido permanece bifásico. |
Mist Flow | Regime no qual o fluxo de um fluido do reservatório dentro de uma coluna de teste possui a velocidade do gás extremamente alta e a velocidade do líquido baixa. O fluxo de gás é contínuo e o líquido está presente como gotículas dispersas. |
Tipo de Fluxo
Wellbore or Borehole – conhecido como “buraco do poço” ou simplesmente poço. Ele é perfurado durante a fase exploratório para extrair óleo e gás. Normalmente são verticais e alguns possuem ângulos até chegar a rocha reservatório.
- Fluxo Radial
- Fluxo Linerar
- Fluxo Bi-Linear
O formato do fluxo do reservatório ao entrar no wellbore/borehole normalmente é radial
Tipo de Well Test
Existem vários tipos de teste para os poços de óleo e gás. Abaixo estão listados os principais. Enquanto o reservatório está em fluxo é possível realizar medições e gerar dados para análise e interpretação do well test. Os testes do poço de óleo e gás geram dados críticos e preliminares. Servem para ajustar a fase exploratório ou atual. E são os principais meios para que os engenheiros entendam o comportamento do reservatório e utilizem estas informações de uma forma estratégica para desenvolver as fases subsequentes do poço tais como: a completação, produção, perfuração (de novos poços com características semelhantes), fraturamento ou abandono do poço.
- Drawdown Test
- Build Up Test
- Injection Test
- Oil Well Multirate Test
- Frac Flowback
- Flowback
- Inflow Test
- Idealização e Modelagem da curva IPR
- Isochronal Test
- Modified Isochronal Test
- Conventional Back Pressure Test
- Other operations (Clean-up; workover; LSTK;…)
Fonte
Natural Gas Processing, 2014.
ProfessorF.A. Holland, DrR. Bragg, in Fluid Flow for Chemical Engineers (Second Edition), 1995
Bill Rehm, … Arash Haghshenas, in Underbalanced Drilling: Limits and Extremes, 2012
Saeid Mokhatab, William A. Poe, in Handbook of Natural Gas Transmission and Processing, 2012
John R. Fanchi, in Integrated Reservoir Asset Management, 2010
https://petrowiki.spe.org/
Fique a vontade para compartilhar!!