Negócios – Tipo de planos de negócios

  • por

Negócios - Tipos de planos

Você já definiu qual é o seu plano de negócio? Os planos de negócios possuem vários nomes: planos estratégicos, planos operacionais, lean plans, planos de negócios para startup, de uma página e outros. Abaixo encontram-se alguns exemplos de plano de negócios e a definição de cada um deles informando o que deve conter nos seus respectivos modelos.

Plano de negócios padrão

Plano de negócio padrão começa com um sumário executivo, inclui seções, capítulos e outros planos de marketing, operacional, financeiro, entre outros, consolidando um único documento cobrindo a empresa, a área de atuação, serviços e produtos como um todo. Normalmente eles são revisados e ajustados ao longo do desenvolvimento da empresa.

Lean plan

O lean plan já é um plano enxuto. Não inclui um sumário executivo, não inclui os detalhes do que você e seu parceiro já conhecem. É menos formal e são usados para rastrear os objetivos financeiros versus os marcos, projetando oportunidades e desafios da natureza do negócio. O Lean Plan pode ser usado para gerenciar a estratégia, tática, marcos e atividades operacionais e financeiras da sua empresa.

Plano de negócios de "uma página"

One-page business plan, ou melhor dizendo o plano de negócios de uma página é praticamente um sumário executivo e pode ser usado estrategicamente para apresentar a sua empresa para os colaboradores. Nele você pode encontrar uma breve introdução, os objetivos, a formação do corpo gerencial e operacional, produtos, serviços, um resumo sobre o mercado, marketing, previsão de vendas de serviços e equipamentos. Pode estar em incluso uma rentabilidade financeira, entre outros.

Há também empresas que já se encontram em operação, porém precisam de planos específicos para cobrir somente a área de marketing ou financeira. Existem planos específicos, onde o foco do plano de marketing é dado nos 4 P´s ou 7 P´s, dependendo do tamanho e da estratégia que a empresa pretende adotar. Já no plano financeiro é revisto toda a parte dos investimentos iniciais, é separado os custos fixos dos custos variáveis. Alguns conceitos também são reforçados como fluxo de caixa, capital de giro, ponto de equilíbrio, payback, TIR, VPL, etc…

O objetivo como mencionado anteriormente é alinhar a empresa para que a mesma melhore sua gestão financeira e ganhe mais resiliência, pois sabemos que os investimentos embora sejam eles produtivos, sofrem oscilações de acordo com o cenário político, globalização, cultura, tecnologia, entre outros ao longo do tempo. O plano financeiro acaba sendo um guia para que o empreendedor se antecipe a possíveis eventos. Onde os pilares principais seriam uma visão de orçamento anual, orçamento mensal já ajustando as variações, comparação do valor atual, entre outros. Também é possível acrescentar objetivos financeiros para serem atingidos em 2 e 5 anos. O que normalmente são atualizados a partir das revisões do ambiente em que a empresa se encontra a cada ano.

Precisando de ajuda para abertura do seu negócio, entre em contato com a Dallas CE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.