Negócios – Sumário Executivo

  • por

Plano de Negócios - Sumário Executivo

INTRODUÇÃO

Para dar início a um plano de negócios é necessário idealizar uma possível solução para a existência de um problema. Esse problema pode ser uma dificuldade especifica por falta de opções no mercado ou uma condição que requer uma compreensão, criação de um produto novo ou desenvolvimento de uma nova técnica de serviço. Ou seja, todo plano de negócio segue uma sequência lógica, tendo como ponto de partida a ideia, o planejamento, o desenvolvimento e a implementação. E tem o seu nascimento no sumário executivo.

Na composição de um plano de negócios temos: o sumário executivo, o plano operacional, o plano de marketing, o plano financeiro e as considerações informando a viabilidade do negócio.

Este post abordará o item do sumário executivo do plano de negócios. E visa divulgar conteúdo sobre o tema.

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

O Sumário Executivo contém o resumo das informações mais importantes do plano de negócios. No sumário executivo será possível compartilhar o resumo da ideia do negócio, quais os produtos ou serviços que farão parte do negócio, qual o público alvo, os objetivos e metas do negócio, a composição do time, a composição financeira adotada e o valor estimado do investimento.

Uma ideia é o primeiro marco no processo de construção de um negócio de sucesso. E sua descrição estará no sumário executivo. A ideia no plano de negócios é um conceito que pode ser usado para obter um ganho financeiro e é geralmente centralizado para a criação de produtos e serviços que podemos oferecer em troca de dinheiro. 

As características de uma ideia podem ser voltadas para:

    • A inovação de produtos e serviços
    • Para ser única, ou seja, um ponto de venda único, sendo a primeira no mercado com exclusividade na venda de um produto ou serviço único;
    • Uma solução de problemas;
    • Rentabilidade de negócios, com estratégias de longo prazo e que precisam de um forte fluxo de receita contra seus custos.

O sumário executivo deve resumir a natureza do negócio. Se o mesmo é voltado para a prestação de serviços ou venda de produtos ou até mesmo um hibrido. Deve conter uma breve descrição dos quais serviços e produtos estarão disponíveis no mercado.

A descrição dos produtos e serviços por sua vez, ajudarão a definir o público-alvo, considerando os interesses ou predisposição dos clientes em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa. 

Definido o perfil de consumidores, o plano de negócios futuramente criará ações com foco em marketing e vendas mais direcionados para os seus clientes.

O sumário executivo deve descrever os objetivos e metas que a empresa pretende alcançar tais como: crescimento, eficiência, estabilidade, rentabilidade e sobrevivência. Enfim, para o negócio significará como será conduzido as atividades da empresa.

Na composição da equipe, será resumido quantos integrantes a empresa pretende ter, entre outros.

 

Já na composição financeira será estimado um valor o qual a empresa pretende usar para fazer os seus investimentos iniciais durante a abertura. E se esse valor do investimento será composto por capital próprio, por cotas divididas entres sócios ou se o investimento será patrocinado por um capital de terceiros, como bancos, debêntures, CDB, entre outros. O sumário executivo visa servir como um roteiro que será usado na criação dos planos o quais compõe o plano do negócio.

 

Quer saber mais, entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.