Gerente de Projetos

  • por

Gerente de Projetos

O Gerente de Projetos desempenha um papel fundamental na liderança para obter os recursos adequados de modo a atingir os objetivos do projeto. Seu papel pode variar de organização para organização. Quando atuando no projeto, seus atos são visíveis em todas as fases.

Muitos gestores de projetos ficam envolvidos em todo o processo, passando pela iniciação, planejamento, execução, monitoramento e até o encerramento do projeto ou fase. Em algumas organizações o gerente de projetos atua analisando e avaliando todas as atividades e recursos requeridos antes de começar a campanha do projeto. Isso se dá pelo fato de antecipar-se para atingir os objetivos estratégicos da organização através do desenvolvimento, melhoria de performance e análise dos requerimentos do cliente. Ou seja, com base em experiências passadas, o gerente de projetos consegue estar alguns passos à frente.

O gerente de projetos pode liderar um grupo pequeno ou grande e especialistas em diversas áreas, tais como: auxiliares, técnicos, engenheiros e gerentes para conduzir o projeto. Essa condução acarreta ao gerente de projetos toda a responsabilidade pelo resultado dos integrantes da equipe. Pois, cabe ao mesmo planejar, coordenar e completar ou fazer que sejam realizadas as tarefas.

Dessa forma, é necessário revisar se a visão, a missão e os objetivos da organização estão alinhados com as do seu time e se os mesmos estão empenhados e envolvidos suficiente para completar suas tarefas e trazer o sucesso do projeto. Comunicação e motivação são peças chaves no desempenho da liderança.

Partes Interessadas e Esfera de Influência

O gerente de projeto lidera a equipe de projetos para atender aos objetivos do projeto e às expectativas dos stakeholders;

O gerente de projeto trabalha para equilibrar e eliminar as restrições no projeto com os recursos disponíveis;

O gerente de projeto desempenha funções de comunicação entre o patrocinador do projeto, membros da equipe e stakeholders;

O gerente de projetos utiliza soft skills para equilibrar as metas conflitantes apresentadas pelos stakeholders do projeto, a fim de chegar a um consenso.

Competências do Gerente de Projetos

Muitos gestores usam o triângulo do talento para balizar as competências do gerente de projetos. Outros gestores e organizações usam o famoso CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude. Usam os objetivos, metas e valores organizacionais para traçar as competências requeridas para a função. O mais importante é ter uma referência para se orientar  e por a energia necessária para chegar ao resultado desejado.

Técnicas de Gerenciamento de Projetos – definida como aplicação efetiva do conhecimento do gerenciamento de projetos para obter os resultados do projeto ou programa.

Liderança – envolve a capacidade de orientar, motivar e dirigir uma equipe ou processo.

Gerenciamento estratégico – está no entendimento e capacidade de visão de alto nível da organização, onde é possível gerar ações que tragam inovação e suportem as estratégias da empresa.

Conhecimento, Habilidade e Atitude

Competência é um diferencial competitivo na produtividade. Minimizam a imprevisibilidade e incertezas inerentes aos conhecimentos e habilidades necessárias no gerenciamento de projetos.

Conhecimento: é o conjunto de saberes teóricos que uma pessoa tem.

Habilidade: é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.

Atitude: é o saber ser. O ato de tomar iniciativa sobre o conhecimento; Agir.

“A competência é entendida não apenas como sendo um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, mas também como um conjunto de realizações e desempenhos desenvolvidos por uma pessoa em um determinado contexto.” (Carbone et al.)

Habilidades e Competências

Estilos de Liderança

Em alguns momentos, o líder ou gerente de projetos precisam fazer com que as coisas aconteçam. Para isso, as habilidades nem sempre são suficientes, sendo necessário outras qualidades para atingir os objetivos do projeto. Ser político é ter habilidades de fazer acordos, influenciando, negociando, e ter em alguns momentos autonomia de poder decidir.

O gerente de projetos precisa empregar liderança e gestão para obter o sucesso.

Existem vários estilos de liderança que um gerente de projetos pode adotar. O tipo de liderança influencia o trabalho da equipe. O estilo de liderança de um gerente de projetos pode mudar com o tempo, com base nos fatores do projeto ou ambiente de trabalho.

Segundo Motta (1996), a atração pela liderança emana basicamente de duas noções: a primeira associada à ideia de grandes personalidades da história, a segunda relativa à utilização hábil de algumas qualidades inatas que são capazes de transformar pessoas, chefes ou gestores em grandes e respeitáveis líderes.

 Seguem exemplos:

    • Liderança autocrática
    • Liderança liberal
    • Liderança democrática
    • Liderança coaching
    • Liderança transformacional
    • Liderança transacional
    • Liderança Laissez-faire
    • Liderança carismática
    • Servant leader
    • Liderança interacional

Achou o assunto interessante? Precisa de ajuda com os seus projetos? Entre em contato. 

Siga a Dallas CE nas redes sociais e fique a vontade para compartilhar este post!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *