WELL TEST
Bom, estou aqui tentando explicar o que é o well testing para vocês de uma forma prática e simples. Eu já trabalho com teste de poços de petróleo há mais de 20 anos e iniciei minha carreira numa multinacional no Brasil.
Enfim, explicar well testing para as pessoas que trabalham na indústria do petróleo é mais fácil, porque em algum momento elas se depararam com as atividades desempenhadas no well testing, embora não saibam exatamente qual é a sua abrangência, quais são todos os serviços executados durante o trabalho do teste do poço, ferramentas usadas, entre outros…
Mas para as pessoas leigas que têm interesse em saber sobre o petróleo ou querem começar uma carreira na área de óleo e gás, devemos começar os estudos e pesquisas pelo início da indústria do petróleo. Saber o porque as pessoas utilizam o petróleo, às suas origens e qual é o resultado da mudança no mercado com a utilização do petróleo no passado, no presente e as expectativas futuras sobre o uso do mesmo. Sabemos que é um processo dinâmico, evolutivo e um pouco complexo, pois envolvem praticamente todas as especializações de trabalho, sejam diretas ou indiretamente. E que o seu uso (petróleo) acompanha a industrialização desde o século 19. Como este post não tratará da origem do petróleo, uso e industrialização, por ser um assunto muito extenso, recomendo aos leitores uma pesquisa sobre hidrocarboneto, fases, origem, países produtores de petróleo, indústria upstream e downstream, entre outros de cunho específico sobre o assunto. E também me ponho à disposição para conversarmos sobre o tema através dos meus contatos sociais.
Voltando a falar sobre o well testing….
Well testing é a realização da medição, registro, monitoramento e controle de um poço de petróleo durante um período de tempo em que o mesmo está fluindo ou não, afim de obter dados para que possam ser interpretados. A partir do processamento dos dados, os mesmos se tornaram informações para tomada de decisão. Muitos tipos de testes de poços são realizados para prover informações sobre as propriedades e características do reservatório.
De acordo com Stuart McAleese, O well testing é reconhecido por muitas empresas de petróleo e gás como sendo uma das operações mais perigosas que eles realizam rotineiramente. O potencial de perda de vidas, perda de ativos ou catástrofes ambientais são proporcionalmente maiores do que em qualquer outro momento da perfuração ou operação de poços de petróleo e gás. Portanto, é de grande importância para a indústria e para o público em geral que tais operações sejam extremamente bem planejadas e executadas.
Os principais dados obtidos durante um well test para análise e interpretação são:
- Propriedade dos fluidos tais como, pressão, temperatura, viscosidade, grau API, volume, composição molar, GOR, comportamento do fluido, sistema de fluidez, salinidade.
- Dados geológicos principais tais como porosidade e permeabilidade da rocha reservatória. Vugs, Matrix, fraturas, tamanho dos grãos, tipos de estruturas, tamanho do reservatório, tipos de rocha (obtida durante analise sísmica e perfuração do poço).
- Amostras dos fluidos
- Outras informações, aplicações, análises e experimentos, conceitos e leis como: PVT conduzido em diferentes temperaturas, VPC (Vapour Pressure Curve), bubble point, dew point, FVF(Formation Volume Factor), aplicação do conceito e Darcy law, determinação do gradiente dos fluidos, Katz, Saturação, wettability, skin factor, Index de produtividade (index fator), entre outros.
- Drive mechanisms: water drive, gas expansion, gas cap drive, gas solution drive e outros.
WELL TEST DATA
- Sísmica 2D, 3D, etc.
- Geológica e geoquímica
- Drilling e drilling fluids
- Cimentação
- Logging
- Testing
- Perfuração
- Completação
- Estimulação
- Produção
- Abandono e monitoramento
Principais stakeholders: Governo, alta administração, engenheiros de petróleo, produção, processo, instalações, reservatório, entre outras engenharias. Comércio de petróleo e gás, autoridades ou agências reguladoras, terceirizadas, entre outros.
- Identificam os fluidos produzidos e suas respectivas vazões
- Medem pressão e temperatura do reservatório
- Obtém amostras para análises de PVT
- Determina a capacidade de entrega adequada
- Avalia a eficiência
- Caracteriza o dano do poço
- Avalia a necessidade de uma operação de workover ou estimulação de produção.
- Avaliam os parâmetros do reservatório
- Caracterizam o reservatório (heterogeneidades)
- Avaliam a extensão geométrica
- Identificam e/ou determinam a comunicação hidráulica entre os poços.
Fonte
https://www.petropedia.com/definition/8152/well-testing
Operational Aspects of Oil and Gas Well Testing – STUART McALEESE
Well Testing Project Management Onshore and Offshore Operations – PAUL J. NARDONE
Well Testing – JOHN LEE
- Tipos e fases do Well Test
- Equipamentos
- Analise de risco HAZID, HAZOP
- WT Design
- Teste de Pressão
- Manutenção
- Planejamento
- Execução
- Pos Job